Páginas

Feche os olhos, respire e reflita. SEJA BEM VINDO!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

O poder da respiração

Você respira para viver ou respira para sobreviver?
Antes de responder, leia o texto abaixo e saberá se você está respirando corretamente.
A corrente sanguínea possui uma bomba: seu coração. Mas o sistema linfático não tem. A única maneira de a linfa mover-se é pela respiração profunda e movimento muscular. Assim, se você quiser ter uma corrente sanguínea saudável com sistema linfático e imunológico eficientes precisa respirar profundamente e produzir movimentos que o estimulem. Olhe com reservas para qualquer "programa de saúde" que não o ensine a limpar seu corpo através de uma respiração eficiente.

Essa é a razão por que atividades saudáveis, como a ioga, dão tanta atenção à respiração saudável.
Não é preciso muita atenção para perceber que de todos os elementos necessários para uma boa saúde o mais importante é o oxigênio.
Bom, deixe-me compartilhar com você a maneira mais efetiva de respirar a fim de limpar o seu sistema.
Você deve respirar nesta proporção:
  • Inspire e conte um; segure o ar e conte quatro; expire e conte dois. Inspire durante quatro segundos, segure o ar durante dezesseis e expire durante oito. Por quê expirar no dobro do tempo que você inspira? Porque é quando você elimina toxinas pelo seu sistema linfático. Por quê segurar o ar durante quatro vezes mais tempo? Porque é quando pode oxigenar completamente o sangue e ativar seu sistema linfático. Quando você respira, deve começar bem do fundo do abdome, como um aspirador que esteja retirando todas as toxinas do sistema do sangue. 
  • Você vai reparar que após o exercício da respiração, não sentirá fome ou muita fome. E por quê? Porque através da respiração saudável seu corpo já está recebendo o que ele mais necessita. 
Assim, aqui está a primeira chave para uma vida saudável.
  • Pare e respire fundo dez vezes, na proporção citado pelo menos três vezes ao dia. Qual é a proporção? Inspire e conte um; segure o ar e conte quatro; expire contando dois. Por exemplo: começando pelo abdome, inspire fundo pelo nariz, enquanto conta até sete (ou escolha um número maior ou menor, dependendo de sua capacidade).
  • Prenda a respiração por um tempo quatro vezes maior do que o da inspiração, ou seja, 28.
  • Agora, expire lentamente pela boca durante duas vezes o tempo da inspiração, ou 14. Nunca deve cansar-se. Veja com que números pode começar e, aos poucos,desenvolva maior capacidade pulmonar
  • Faça três vezes ao dia dez dessas respirações profundas e experimentará uma melhoria notável no nível de sua saúde.
  • Não há comida ou vitamina no mundo que possa fazer por você o que um excelente tipo de respiração pode.
 Pratique.
 Seu corpo agradece.
 Caso queira maiores detalhes sobre o sistema linfático, oxigenação, células, circulação, área emocional, ou seja, todo sistema em movimento em detalhes, deixe seu manifesto. 
Em resposta a um seguidor do blog, completemos,
A respiração tem suas etapas (para quem não tem o costume de respirar “corretamente”), portanto vamos a elas:
  • Procure respirar sempre suavemente e profundo.
  • Respire sempre de boca fechada, tanto para inspirar como para expirar. Caso não tenha este costume, comece aos poucos.
Quanto à respiração para desintoxicação:
  • Inspire bem profundo prenda e conte até 2;
  • Depois solte bem forte, sentindo seu abdome contrair;
  • Volte a inspirar profundamente. Segure e conte até dois (ou até o seu limite, mas sem forçar) e, em seguida solte bem forte. Caso não se sinta confortável expirar pelo nariz expire pela boca bem forte.
  • Imagine que a sua expiração está eliminando as toxinas que estavam em seu organismo. Você vai querer a toxina longe o quanto antes, certo?
  • Inicie com 5 séries até chegar a 10, ou seja, 10 expirações.
  • Se você se sentir um pouco tonto, alegre-se: o exercício está funcionando, pois você está enviando oxigênio para o cérebro (o ele agradece).
  • Faça os exercícios sentado, concentre-se e relaxe.
Com o tempo você pode fazer em pé, na fila do banco, dentro do carro… nunca é demais fazer este exercício.

Este é o início. Comece por este e quando já estiver com prática passarei a outra fase,ok?
Inspirar pelo nariz e expirar pela boca é recomendável para atletas ou para quem está praticando atividade física.
 Boa sorte,
 Abraço a todos,
Moisés Ramirez

Um comentário:

  1. Olá, Ramirez!! Fiquei sabendo hoje da sua existência e estou muito feliz por saber que você atende em Brasília. Não sei se terei condições de pagar...rs, mas vou tentar marcar um horário com você. Tenho fibromialgia e um problema sério no joelho, acredito que você encontrará a solução. Quero saber mais sobre o sistema linfático, oxigenação, células, circulação, área emocional que você disse acima. Vou procurar trabalhar mais minha respiração para ter mais qualidade de vida. Obrigada!!

    ResponderExcluir