Páginas

Feche os olhos, respire e reflita. SEJA BEM VINDO!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Acupuntura desportiva

A acupuntura desportiva objetiva contribuir para um melhor desempenho do atleta. É comum entre os atletas queixas sobre a evolução de seus treinamentos, tendo, assim, a sensação de que há a possibilidade de mais evolução conforme e o treino seguido.

Esta insatisfação com o desempenho levam atletas experientes a cometer erros comuns de maior desgaste durante os treinos, forçando no intuito de conseguir maior evolução. Ledo engano cometido, já que o ato de forçar exaustivamente acarreta em fadiga muscular, distenção, e até mesmo uma possível inflamação. A tentativa de melhora pode acometer uma lesão devido aos treinos forçados, trazendo resultados contrários aos esperados.
Assim, demonstra-se a importância da acupuntura desportiva.

Antes de iniciar o tratamento do atleta, é realizada uma avaliação de maneira tradicional da acupuntura chinesa. Por exemplo, exame do pulso, língua, temperatura corpórea e disgnóstico da íris (iridologia), estes dois últimos procedimentos não são da medicina chinesa.
Uma vez diagnosticado, pode-se saber como estão os órgãos do paciente em nível de intoxicação, oxigenação, circulação, entre outras coisas.

Este tratamento consiste no uso de eletrodos, em lugares específicos e com vários tipos de programas, de acordo com a evolução individual do atleta. São utilizadas agulhas (descartáveis), mas este uso é bem reduzido ou nulo.
A neuroacupuntura é utilizada no estímulo e equilíbrio dos hemisférios direito e esquerdo do cérebro. É sabido que fatores emocionais, como ansiedade, por exemplo, domina mesmo que inconscientemente as atividades cerebrais podendo gerar insegurança na volta aos treinos de grande intensidade.

Este tratamento, visa não só recuperar o atleta, mas também torná-lo mais resistente para alcançar seu limite máximo durante os treinos. É desta forma que o atleta percebe um melhor rendimento do tratamento. Os programas a serem aplicados no atleta são muitos, variando de acordo com o objetivo e modalidade.
A seguir seguem alguns programas que são utilizados:

AERÓBICO: Aumento da resistência aeróbica. Melhora do consumo de oxigênio dos músculos estimulados.

JOGGING: Aumento da resistência aeróbica.

MÚSCULO-INTENSIVA: Aumento do volume muscular, maior diâmetro de fibra muscular, melhor resistência muscular.

SPRINT: Aumento da resistência aeróbica.Melhora do trofismo muscular.

SPORT FORÇA: Melhora a capacidade muscular para esforço prolongado e aumento da carga.

Alguns exemplos no Atleta João Schwindt.
Hipertonia

Dor_Lombalgia
Fitness_Força


Sport_Força

Sport_recuperação
Sprint
Vasculo-capilar

Em post anterior tratamos de uma técnica que desenvolvi com o uso de sementes. Confira!

Moisés Ramirez

Nenhum comentário:

Postar um comentário